Início do Ano Escutista 2012-2013

No passado dia 12 de Outubro iniciou-se mais um fantástico ano Escutista

Mas antes de se iniciar uma nova etapa é muito importante recordar tudo o que vivemos no ano anterior e para que iria mudar de secção recordar as aventuras, amizades e actividades. Sem esquecer claro, deixar alguns conselhos para quem fica...

Por isso a noite de sexta-feira foi reservada para cada secção criar esta dinâmica.

No dia 13, Sábado, logo pela fresquinha que o agrupamento acordo rumo a um novo ano Escutista. Durante o pequeno almoço tivemos a oportunidade de ver e ouvir, como tem sido hábito, os nossos bombeiros que celebravam mais um aniversário com o tradicional desfile dos seus carros pela cidade.

Após o pequeno almoço iniciou-se as passagens. E desta vez a união do agrupamento foi imprescindível.

  

Todos juntos tivemos de auxiliar o nosso colega do lado e juntar a nossa força à força do agrupamento para permitir a todos os elementos passarem de secção. Foi uma actividade existente mas bastante compensadora!

Antes de almoço ainda houve tempo para cada secção acolher os novos elementos no Agrupamento e para eles aqui fica a nossa primeira Canhota!

Da “cozinha” o cheiro a um delicioso almoço já se fazia sentir. Felizmente o sabor estava em sincronia com o cheiro e foi mais um óptimo almoço em Agrupamento.

Durante a tarde cada secção dividiu-se por vários locais da nossa cidade a realizar as suas actividades, por isso nada melhor que cada secção explicar como foi o seu dia:

 

 

 

 

Depois de 2 meses de férias, recebemos os nossos Lobitos no Covil para acantonar e para vermos como tinham crescido.
Analisamos atentamente as patas de cada um e chegamos à conclusão que haviam Lobitos prontos para partirem!!
Tal como o Mougli, eles estavam finalmente prontos para partir para a Aldeia dos Homens e, com a ajuda da Baguirá e do Balú, lá foram.
Passaram por túneis de pedras... molharam as patas... dormiram para recarregar as energias e, quando o sol nasceu, lá estava a Aldeia dos Homens pronta para os receber!!!
Despediram-se dos seus irmãos lobitos, da Aquelá, da Racxa, da Baguirá, do Balú, da Cá, da Rama e do Tchill nunca esquecendo que eles estão lá sempre que quiserem lá ir vê-los!

Depois da partida, foi altura de preparar a receção dos novos elementos da Alcateia, os Pata-Tenras estavam ansiosos por começar e os Lobitos por os receber!
Formaram-se os Bandos com um jogo de palavras e partimos à aventura...
Para nos conhecermos melhor, jogamos e partilhamos algumas alegrias num "prado" verde... Os animais da Selva e principalmente os Lobitos tinham um grande sorriso!

  

Concluímos com a bênção da atividade através da celebração da Eucaristia.

Foi um dia "F a b u l á s t i c o"

vamos continuar "Da Melhor Vontade"


Alcateia 38 - S. Francisco de Assis

 

 

 

 

No dia 12 de Outubro de 2012, realizaram-se as atividades das passagens do agrupamento 122 de Torres Vedras. Eu, pessoalmente, gostei muito, até porque passei para os Exploradores.

Todos os anos fazemos atividades diferentes. Houve um ano em que fizemos um labirinto humano, houve outro em que fizemos uma “ponte Himalaia”; mas este ano fizemos um círculo de escuteiros e pusemos todos a segurar uma corda, esticámos a corda e cada escuteiro que ia passar de secção tinha de andar em pé, apoiando-se nos ombros dos outros. Não imaginava que fosse tão divertido.

À tarde fomos aos “Cucos” (umas termas inativas à saída de Torres), fazer um jogo de pista. Subimos ao monte e lá tínhamos de encontrar cartões. As pistas estavam no chão. Por exemplo: se estivesse um quadrado com uma seta no chão, acompanhada do número setenta e cinco, tínhamos de dar setenta e cinco passos para onde a seta indicasse para encontrar o cartão que procurávamos.

Por fim, lanchámos lá nos  “Cucos” e depois viemos para a sede. Foi um dia…INESQUECÍVEL


 

 

As passagens são um dos momentos mais importantes de todo o ano escutista. É nesta actividade que vemos a nossa secção a deixar partir alguns dos elementos mais velhos e a receber elementos mais novos, quando não somos nós a transitar.

A altura de passagem para uma nova secção é sempre um momento pelo qual todos os Escuteiros anseiam, quer os que iniciam o seu caminho nos Exploradores ou Pioneiros como aqueles que desde Lobitos sonham com o dia em que passarão para a IV secção, e quem sabe de onde partirão rumo à equipa de animação de uma das secções pelas quais já passaram.

Por vezes, nem sempre ficamos contentes por deixar os nossos companheiros e partir para junto de outros, mas isso rapidamente se altera. É numa nova secção que temos a oportunidade de aprender com os mais velhos e até mesmo ensinar-lhes algo, já que temos sempre algo para partilhar.

Uma vez que as passagens deste ano escutista no nosso agrupamento já se realizaram nos dias 12 e 13 de Outubro, resta-nos esperar pelo ano que vem para viver mais um dia de mudanças tão importante e divertido como foi o deste ano!

 

Está assim dado inicio a mais um Ano Escutista!

 

Procurar

Login